Chegou o tão esperado momento em que você decide comprar um celular novo! Existem tantos modelos disponíveis no mercado que você ficou com dúvidas sobre como iniciar a busca pelo seu novo aparelho?
Não se preocupe, é só ficar atento a alguns detalhes e tudo dará certo. Pensando nisso, vamos dar 4 dicas sobre como proceder na compra do seu futuro smartphone.
1. Analise suas necessidades
Primeiramente, é preciso definir quais as suas necessidades e expectativas para o comprar um celular. Se o uso do aparelho for apenas para ligações, envio de mensagens e um rápido acesso a redes sociais, um smartphone de entrada, mais barato, é o suficiente para cumprir estas funções. Dessa forma, você evita o investimento desnecessário em um aparelho mais caro, cuja capacidade não vai ser totalmente utilizada.
Por outro lado, se você costuma usar funções que exijam muito do hardware, como: acesso à internet para atualização constante das redes sociais, ou ainda tirar muitas fotos, usar bastante o GPS, entre outros aplicativos, um smartphone intermediário ou topo de linha é definitivamente a melhor escolha!
2. Escolha o sistema operacional
Esse é um passo importante, afinal o sistema escolhido definirá toda a sua experiência com o aparelho. Os três principais sistemas operacionais para smartphones são o Android, iOS (iPhone) e Windows Phone.
O Android possui serviços do Google, uma grande variedade de aplicativos e maior capacidade de personalização. Em contrapartida, peca um pouco na segurança, deixando seus usuários mais expostos, além de ter atualizações mais demoradas por parte dos fabricantes.
O iOS tende a manter um sistema mais limpo, com muitas atualizações e integração com o computador via iTunes. Entretanto ele possui pouca integração com smartphones de outras marcas e o valor de seus aparelhos costuma ser o mais elevado entre os aparelhos com performance similar.
O Windows Phone tem um visual bonito, porém recebe poucas atualizações e possui poucos aplicativos em comparação aos outros dois sistemas.
3. Atente-se quanto a bateria
Quanto mais você utiliza seu smartphone com redes sociais, jogos, fotos e GPS, mais rápido acaba a sua bateria. Por isso, na hora de escolher seu novo aparelho atente-se à potência da bateria. Uma bateria entre 2.600 mAh e 3.200 mAh possui um ótimo desempenho e pode durar por horas mesmo com uso intenso.
Também não esqueça de verificar o processador. Os modelos mais modernos possuem funções para otimizar o uso da sua bateria.
4. Estabeleça uma faixa de preço
Comprar um aparelho pela internet é sempre mais barato que em lojas físicas. Portanto, verifique em sites de buscas de preços o melhor valor para o aparelho escolhido. Após achar uma boa oferta, pesquise a procedência da loja para evitar dores de cabeça.
Outra boa opção é verificar se as operadoras oferecem o aparelho com um valor mais em conta caso adquira um plano junto com o smartphone. Você pode economizar tanto na compra quanto no consumo!
Achou o celular, mas o valor está acima do seu orçamento? Não se desespere. Lojas online costumam fazer promoções relâmpago, diminuindo os valores de alguns aparelhos e voltando ao preço normal após algumas horas. Muitos sites de busca de preços permitem adicionar alertas de preço para produtos específicos, assim você seleciona o smartphone escolhido e o preço pelo qual deseja adquiri-lo, depois disso basta esperar uma promoção para que você seja notificado por e-mail!
Existe também a possibilidade de encontrar o aparelho usado à venda pela internet, porém faça testes antes de fazer qualquer negociação.
Gostou do post? Ajude a espalhar a palavra
Se você achou esse post útil, não deixe de nos seguir no Instagram! Lá postamos conteúdos diários sobre tecnologia.
Com certeza você encontrará muito material de valor por lá, isso podemos garantir!
E que tal conferir outros blogposts que podem ser do seu interesse?
Máquina a laser: tudo o que você precisa saber