O que a saga Star Wars nos ensina?

Star Wars: 6 lições para levar com você5 min de leitura

Bruno Resende
4 de maio de 2023

Principais Pontos

“May the force be with you”, talvez esta seja a frase que melhor defina a saga Star Wars. 

Dita por diversos personagens ao longo dos filmes, jogos, livros e animações, essas 6 palavras revelam a filosofia mais óbvia da saga: precisamos moldar nossos próprios destinos, mas nunca sozinhos.

A Força, entidade esotérica que emana de todas as coisas vivas, acompanhou nossos heróis preferidos por todo o caminho, além de ter os guiado, protegido e se oposto a eles quando utilizada pelos Sith.

Mas isto é apenas a ponta do iceberg. As jornadas de Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Leia, Darth Vader e Obi-Wan Kenobi têm muito mais a nos ensinar. 

Neste dia 4 de maio, o dia mais querido pelos amantes da saga, decidimos dividir com você algumas visões e sentimentos que temos em relação a essa saga.

Mas sem mais delongas, que tal descobrirmos X lições que a saga Star Wars pode nos ensinar?

A opressão sempre está na esquina

Mesmo com naves espaciais, diversos planetas colonizados, espécies das mais diferentes origens e costumes, tecnologia impensável para os dias de hoje e infinitas possibilidades em um universo sob as palmas das mãos, a humanidade sempre encontrará maneiras de oprimir e controlar os menos favorecidos.

O Império, capitaneado por Palpatine — o real vilão da saga — usa da força e da política para se impor sobre a República, os Jedi e demais  revolucionários.

Pode parecer uma lição pessimista, mas há quem acredite que o pessimismo anda de mãos dadas com o realismo.

Star Wars nos mostra que a repressão está sempre próxima

Esperança é algo que damos a nós mesmos

E é claro que nem tudo em Star Wars se trata de pessimismo — muito pouco, na verdade — então que tal navegarmos em direção a águas mais cristalinas?

O título do primeiro filme da saga, Uma Nova Esperança, define bem esta lição.

Mesmo presas entre os grilhões que o Império impõe, as pessoas se recusam a desistir.

O próprio Luke Skywalker, enquanto ainda mora com seus tios, sente a fagulha da revolta em seu cerne, mesmo sem tomar atitudes. Ao descobrir que C3PO e R2D2 são parte da revolução, podemos ver seus olhos brilharem.

A esperança também sempre está um passo adiante

Ninguém está além de redenção

Ok ok ok… os arcos de redenção de Star Wars não são exatamente um exemplo de coesão em storytelling. Você pode dizer que eles são acelerados, injustificados ou simplesmente forçados, mas a mensagem continua.

Seja Darth Vader, Obi-Wan Kenobi, Kylo Ren ou Han Solo, ninguém está além da redenção — a menos que opte por ignorá-la.

Em seus últimos momentos, Darth Vader salva seu filho Luke de Palpatine, Kylo Ren se redimi ajudando Ray e Obi-Wan nunca é crucificado pelos erros de seu pupilo Anakin — apesar de se culpar.

Os únicos vilões da saga que não passam pela redenção são aqueles que se aproximam do arquétipo do Dark Lord: Palpatine e Snow.

Até Darth Vader conseguiu se redimir

Tudo possui dois lados. Cabe a nós escolher

A Força é o que mais se aproxima de uma divindade no universo Star Wars. Ela não é palpável, não pode ser vista ou tocada, mas envolve todas as coisas vivas com seu toque.

Com ela, os jedi são capazes de controlar objetos com a mente, encontrar seus destinos e até mesmo ver o futuro.

Os sith, por outro lado, a utilizam para o mal: oprimir os fracos, combater os jedi e obter poder.

O que isso nos diz sobre a Força? Bom… nada!

A responsabilidade de guiar o mundo é das pessoas, e de mais ninguém.

E talvez possamos extrapolar e dizer que devemos escolher o caminho da luz em cada decisão de nossas vidas — até nas mais banais.

Como diria Riobaldo em Grande Sertão Veredas, “espírito da gente é cavalo que escolhe estrada. Quando ruma para tristeza e morte, vai não vendo o que é bonito e bom.”

Star Wars e os dois lados da Força

“Tenha fé porque até no lixão nasce flor”

Isso mesmo, talvez Star Wars e Racionais MC’s tenham mais em comum do que você imagina.

Assim como Mano Brown diz em Vida Loka Parte I, os filmes de George Lucas nos dizem que pessoas notáveis podem vir de qualquer lugar.

Luke Skywalker começa sua jornada em Tatooine, um país cuja maior particularidade é ser totalmente irrelevante. Vivendo com seus tios, ele recebe o chamado para a aventura ao encontrar R2D2 e C3PO. Luke se tornou um dos maiores mestres jedi de todos os tempos.

Anakin Skywalker, O Escolhido da Força e maior vilão da história do cinema, nasceu  também em Tatooine. Anakin foi criado por sua mãe e nunca teve um pai, e mesmo assim se tornou um dos usuários da Força mais poderosos.

Rey, protagonista da trilogia mais recente, era uma escavadora de Jakku, planeta também irrelevante. Ela se mostra como a chave para libertar o universo da Primeira Ordem, instituição totalitária remanescente do Império — vencido na primeira trilogia.

Com tudo isso, podemos concluir que a saga Star Wars rejeita a ideia de realeza, acenando para um lado mais otimista, de que as grandes pessoas às vezes vêm dos piores lugares.

Racionais e Star Wars pensam igual?

Família é quem escolhemos

Uma constante em toda a saga Star Wars são os parentescos um tanto “inacreditáveis” dos protagonistas. De alguma forma, os roteiristas conseguem fazer com que todos sejam parentes.

O nome Skywalker, por exemplo, permeia toda a narrativa — de Anakin a Rey. Ao descobrir que Darth Vader é seu pai, Luke Skywalker se sente perdido e confuso, mas Han Solo, Chewbacca e a Princesa Léia estão lá para consolá-lo. Uma grande mensagem da trilogia original é Luke não seguir os passos do pai.

Por outro lado, a trilogia mais recente termina com a revelação de que Rey, nossa heroína, é neta de Palpatine — o grande vilão da franquia.

Ao invés de adotar o nome do avô, ela opta por dar continuidade à linhagem Skywalker, carregando o nome e abdicando de Palpatine.

A recíproca também é verdadeira, ao mostrar Kylo Ren, ou Ben Solo — filho de Han — indeciso entre o lado negro e o legado de seus pais, Han e Leia. Ben demora mas, por fim, renuncia à maldade e salva a vida da protagonista.

A família que escolhemos

Frases inesquecíveis de Star Wars

Para fechar com chave de ouro, que tal relembrarmos algumas das frases mais marcantes da franquia? Confira:

Do, or do not. There is no try – Faça ou não faça. Não existe tentativa

Yoda

 

May the force be with you – Que a força esteja com você

Diversos personagens

 

Never tell me the odds – Nunca me conte as probabilidades

Han Solo

 

Your focus determines your reality – Seu foco determina sua realidade

Han Solo

 

But try to remember, always put purpose ahead of your feelings – Lembre-se, sempre coloque o propósito à frente de seus sentimentos

Anakin Skywalker

 

So this is how liberty dies… with thunderous applauses – Então é assim que a liberdade morre… com aplausos estrondosos

Padmé Amidala

 

Your eyes can deceive you, don’t trust them – Seus olhos podem enganá-lo, não confie neles

Obi-Wan Kenobi

 

Fear is the path to the dark side. Fear leads to anger. Anger leads to hate. Hate leads to suffering – O medo é o caminho para o lado negro. Medo leva a raiva. Raiva leva ao ódio. Ódio leva ao sofrimento

Mestre Yoda

 

I find your lack of faith disturbing – Sua falta de fé me perturba

Darth Vader

 

No longer certain that one does ever win a war, i am – Não mais certo de quem é possível ganhar uma guerra, eu estou

Mestre Yoda

 

That’s how we’re gonna win. Not fighting what we hate, but saving what we love – É assim que ganharemos. Não lutando contra o que odiamos, mas salvando o que amamos.

Rose

 

Rebellions are built on hope – Rebeliões são construídas com esperança

Jyn Erso

 

When you look at the dark side, careful you must be. For the dark side looks back – Quando você olha para o lado negro, cuidado você deve ter. Pois o lado negro olha de volta

Mestre Yoda

 

No one is ever really gone – Ninguém nunca realmente vai embora

Luke Skywalker

 

Compassion, which I would define as unconditional love, is essential to a Jedi’s life so you might say we are encouraged to love  – Compaixão, que eu definiria como amor incondicional, é essencial para a vida de um Jedi, então você pode dizer que somos compelidos a amar

Anakin Skywalker

 

Named must your fear be before banish it you can – Conhecer o medo você precisa, antes de baní-lo você consiga

Mestre Yoda

 

In my experience there’s no such thing as luck – Na minha experiência, não existe sorte

Obi-Wan Kenobi

Que tal ajudar a espalhar a palavra?

Se você achou esse post útil, não deixe de nos seguir no Instagram! Lá postamos conteúdos diários destinados especialmente a empreendedores do ramo de smartphones.

Com certeza você encontrará muito material de valor por lá, isso podemos garantir! 

E que tal conferir outros blogposts que podem ser do seu interesse?

Máquina a laser: tudo o que você precisa saber

Máquina laminadora e tira bolha: aumente seu lucro

Além do golpe do pix: como se defender de fraudes

Rolar para cima