As invenções de Leonardo Da Vinci foram um vislumbre do futuro sob a ótica de um dos maiores gênios que a humanidade já viu.
Apesar de pinturas magistrais, desenhos hiper realistas e diversas contribuições nas mais diversas áreas do conhecimento, as invenções foram o que realmente transformaram o italiano em um verdadeiro patrimônio da humanidade.
Da Vinci é conhecido como um homem de muitos talentos: escritor, artista, matemático, engenheiro, filósofo e desenhista são algumas de suas aptidões. Por isso, nunca antes — ou depois — uma mente esteve tão propícia a inventar coisas, afinal, Leonardo era capaz de pensar em uma nova ferramenta, projetá-la, desenhá-la e construí-la!
Mas antes vamos conhecer um pouco daquele que é considerado por muitos o maior gênio da história humana.
Um gênio multifacetado
Leonardo nasceu em 15 de abril de 1452, na pequena vila de Vinci, na Itália. Foi um dos grandes nomes do Renascimento, ao lado de Rafael, Michelangelo, Caravaggio, Donatello e outros.
Leonardo era um polímata, ou seja, alguém que possui interesse em diversas áreas do conhecimento. Michelangelo e Rafael são outros exemplos de polímatas. O primeiro sendo arquiteto e poeta, e o segundo sendo arquiteto e anatomista, entre outros.
Apesar de todos serem geniais, nenhum atingiu o número de áreas dominadas por Da Vinci:
– Pintor;
– Cientista;
– Matemático;
– Arquiteto;
– Engenheiro;
– Poeta;
– Desenhista;
– Anatomista;
– Escultor;
– Botânico;
– Músico.
Quando ainda era criança, Leonardo se mostrou um bom desenhista e, aos 16 anos, se tornou aprendiz de Andrea del Verrocchio, pintor e escultor florentino.
Aos 25, o jovem foi aceito entre os artistas que trabalham para Lourenço de Medici, mecenas e governante de Florença!
Em 1482, com 30 anos, Leonardo se muda para Milão e oferece seus serviços ao duque Ludovico Sforza. Lá ele fica até 1499, pinta um de seus quadros mais famosos, A Última Ceia e projeta a modernização completa da cidade.
Em 1503 ele começa sua grande obra prima, a Monalisa, terminado-a apenas em 1507!
É só após 1513 que Da Vinci realmente começa a se dedicar à ciência, à matemática e suas invenções. Por isso, nossa história começa exatamente aqui…
1 - O Paraquedas
Santos Dumont apresentou seu primeiro avião em 1906. No ano seguinte seria apresentado o primeiro protótipo do helicóptero. Mas algumas centenas de anos antes, o paraquedas seria uma das invenções de Leonardo Da Vinci!
Justiça seja feita, os chineses já haviam pensado no dispositivo ainda no século XI, mas Leonardo propôs um design piramidal apoiado por estrutura em madeira, o que tornou o paraquedas muito mais seguro!
2 - O helicóptero
Espera, eu acabei de dizer que o primeiro protótipo de helicóptero foi apresentado em 1907, então como Da Vinci poderia ter pensado em algo do tipo? Como também já foi dito anteriormente, o italiano tinha o futuro no fundo de seus olhos.
O parafuso aéreo era um veículo que ao invés de hélices, possuiria uma única estrutura em espiral que, ao jogar o ar para baixo, impulsionaria a aeronave no ar. É praticamente o mesmo funcionamento do helicóptero. Dá para acreditar?
Como boa parte das invenções de Leonardo Da Vinci, o parafuso aéreo não chegou a sair do papel, afinal a tecnologia parecia não ser capaz de acompanhar a mente do gênio.
3 - A cidade ideal
Você se lembra que, ao morar em Milão, Da Vinci propôs uma reforma completa da cidade? Isso se deve à Peste Negra, que assolava a Europa à época e contava com a falta de saneamento e higiene para se espalhar.
Leonardo então pensou em uma metrópole construída do absoluto zero, com um sistema de níveis que permitia um rápido e eficiente descarte de lixo, além de uma distribuição inovadora de água por meio de um sistema muito próximo aos canos modernos!
4 - Metralhadora
Infelizmente boa parte da ciência acaba tomando rumos pouco honrosos, e com Da Vinci não foi diferente.
O italiano chegou a planejar uma “metralhadora” que funcionaria com diversos canos de disparos acionados por meio de uma manivela, permitindo a execução de diversos tiros em pouco tempo.
A ferramenta não se compara aos armamentos que existem atualmente, mas mesmo assim era algo bastante avançado para a tecnologia de uma sociedade que estava nas últimas etapas da Idade Média!
5 - Humano robô
É claro que a sociedade de Da Vinci nem mesmo sonhava com inteligência artificial e robôs, mas ele sim. Não, não estamos falando de softwares como conhecemos hoje, mas de algo mais próximo a uma imensa marionete.
Leonardo era um grande entusiasta de anatomia, e passava horas estudando cadáveres. Foi então que ele construiu uma estrutura anatomicamente humana que, por meio de fios e roldanas, era capaz de andar, se sentar e mexer a mandíbula!
A invenção era exibida nos festivais organizados pelo duque Ludovico Sforza. Dá pra imaginar como as pessoas reagiam a isso, né?
6 - Traje de mergulho
O fundo do mar é mais desconhecido do que a superfície da lua. Se no século XXI ainda não conseguimos decifrar nem metade dos segredos dos oceanos, imagine como as pessoas se sentiam há séculos atrás. Vale lembrar que pouco tempo após Da Vinci, começariam as Grandes Navegações.
Curioso como era, é claro que nosso gênio procuraria maneiras de driblar nossas limitações respiratórias embaixo d’água. Foi quando ele criou um modelo de roupa de mergulho que se assemelha assustadoramente com as utilizadas durante o século XX.
Que tal ajudar a espalhar a palavra?
Se você achou esse post útil, não deixe de nos seguir no Instagram! Lá postamos conteúdos diários destinados especialmente a empreendedores do ramo de smartphones.
Com certeza você encontrará muito material de valor por lá, isso podemos garantir!
E que tal conferir outros blogposts que podem ser do seu interesse?
Máquina a laser: tudo o que você precisa saber