armazenamento do celular

5 maneiras de ter mais capacidade de armazenamento do celular2 min de leitura

Eduardo Borges
30 de agosto de 2017

Principais Pontos

Um desafio que, cedo ou tarde, chega na vida dos usuários de smartphones é aumentar a capacidade de armazenamento do celular.

Se você chegou a este post, provavelmente é a sua vez de lidar com esse problema. O que não será lá nenhum bicho de sete cabeças.

Afinal, algumas dicas simples podem resolver a questão e devolver todo o potencial do seu aparelho. Continue lendo e confira 5 maneiras eficazes de melhorar o armazenamento do celular!

1. Elimine os arquivos inúteis

Enquanto são utilizados, os aplicativos geram, além do cache, uma série de outros arquivos temporários. Arquivos que, muitas vezes, não são deletados.

Por isso, a maneira mais ágil de liberar espaço de armazenamento do celular é instalar um software de limpeza. Essa ferramenta identifica e elimina esses dados. Isso pode ser feito digitando a palavra “cleaner” nas lojas de aplicativos. Uma vez que ela integra o nome da maioria das soluções do gênero.

Outra recomendação é, de tempos em tempos, “fiscalizar”, na página de gerenciamento de aplicativos, a quantidade de dados de cache e limpá-los.

É comum os aplicativos de smartphone salvarem grandes quantidades desses arquivos, visando uma execução mais rápida de tarefas. Contudo, seu acúmulo pode prejudicar a capacidade de armazenamento do celular, ocupando um espaço desnecessário.

 

2. Limpe a biblioteca do seu celular

O atual poder de câmeras e filmadoras de celular fez com que os arquivos de fotos e vídeo se tornassem excessivamente grandes, os quais precisam ser removidos do aparelho (deletados ou transferidos para outras fontes).

Com efeito, a biblioteca do aparelho se tornou o ponto de partida para realizar uma faxina significativa e liberar espaço de armazenamento do celular.

Acontece que, muitas vezes, tais arquivos fazem parte do uso diário ou estão lá “só para o caso”.

Por isso, o usuário precisa investir também em backups e aplicativos de armazenamento na nuvem. Isso porque, softwares como o Onedrive, Dropbox, Google Drive e afins permitem a retirada dos dados do smartphone, mantendo-os acessíveis pela internet.

 

3. Desative o download automático do Whatsapp

O Whatsapp é um dos maiores comedores de capacidade de armazenamento do celular. Afinal, por padrão, as fotos, áudios e imagens recebidos são baixados automaticamente.

Logo, com o tempo, a memória do aparelho estará repleta de memes e vídeos de animais fazendo coisas engraçadas, por exemplo.

Nesse sentido, uma dica importante é, além de limpar a biblioteca, alterar as configurações do aplicativo para que todos os downloads tenham de ser aceitos, incluindo áudios, vídeos e fotos.

Além disso, as mensagens escritas que foram recebidas ou enviadas também ficam guardadas. Há programas que retiram essas mensagens e podem gerar um espaço extremamente útil para você.

 

4. Fique atento ao espaço consumido pelos aplicativos no armazenamento do celular

Os smartphones atuais oferecem a opção de visualizar a quantidade de espaço consumido pelos aplicativos, sejam eles AndroidsIOS ou Windows Phone.

Em posse dessa informação, podemos analisar o custo-benefício de cada programa, verificar a existência de um consumo anormal e desinstalar os softwares em desuso, por exemplo.

Faça uma pesquisa na hora de instalar um aplicativo. Sempre é possível encontrar algum outro app com as mesmas funcionalidades, porém, com um tamanho menor.

 

5. Adquira um novo cartão de memória

Uma solução final é, simplesmente, comprar um cartão de memória com a capacidade de armazenamento superior ao que está sendo usado.

Contudo, sem incorporar algumas das boas práticas descritas acima, a tendência é que o problema de falta de espaço retorne em um curto espaço de tempo.

Por isso, o ideal é criar hábitos positivos de limpar os arquivos, fazer backups e evitar a presença de dados inúteis, a fim de obter o máximo da capacidade de armazenamento do celular.

 

Gostou do post? Ajude a espalhar a palavra

Se você achou esse post útil, não deixe de nos seguir no Instagram! Lá postamos conteúdos diários sobre tecnologia.

Com certeza você encontrará muito material de valor por lá, isso podemos garantir! 

E que tal conferir outros blogposts que podem ser do seu interesse?

Máquina a laser: tudo o que você precisa saber

Máquina laminadora e tira bolha: aumente seu lucro

Além do golpe do pix: como se defender de fraudes

Rolar para cima