Nos últimos anos experimentamos uma gigantesca popularização do uso de smartphones no país. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, somente em 2016, o número de aparelhos no Brasil chegou a 168 milhões. Com esse aumento de usuários de dispositivos mobile é normal que se cresça também a quantidade de acidentes com esses aparelhos. Nas assistências técnicas, inclusive, uma das falas mais comuns dos clientes é: “O celular caiu na água, tem conserto?”
Por isso elaboramos este post com algumas dicas excelentes de como resolver esse problema em casa mesmo. Em muitos casos, é possível recuperar os aparelhos com alguns procedimentos simples. Curioso? Então acompanhe!
Faça os primeiros socorros!
A primeira coisa a ser feita se o celular caiu na água é tirar o aparelho da água e desligá-lo. Você deverá também retirar a tampa traseira e liberar seu SIM Card e o cartão de memória. Bem como a bateria, nos aparelhos em que a bateria seja removível, é claro.
Seque tudo com um pano macio
Feito isso, use um pano macio para secar cada uma das peças tanto quanto possível. Não use papel para isso, pois ele soltará resíduos úmidos que podem se afixar em pequenos orifícios no seu smartphone, ocasionando problemas posteriores.
Utilize a técnica da embalagem a vácuo
Não é todo mundo que dispõe desse tipo de solução. Mas, se você tem alguma embalagem a vácuo disponível, coloque o aparelho, a bateria e os cartões dentro dela para que a umidade se desprenda das peças se fixe no plástico.
Deixe o aparelho no vácuo por alguns minutos até que a umidade transpareça na embalagem e ela fique com um aspecto embaçado.
Utilize arroz para absorver a umidade
O arroz é um recurso maravilhoso na hora de resolver esse problema do celular ter caído na água. Isso porque é um item de fácil acesso que estará disponível quando ocorrer o problema. É só ir buscar na cozinha! O arroz funciona muito bem para absorver a umidade de objetos.
Inclusive, outro problema comum em celular pode ser resolvido com arroz: se a Iente da câmera do seu aparelho estiver embaçada e as fotos estiverem saindo opacas, deixe seu celular no arroz que também resolve.
Para deixar o aparelho secar depois de ter caído na água, você precisará deixar o celular repousando em uma panela de arroz por 72 horas. A quantidade de arroz será apenas a suficiente para cobrir o smartphone e suas peças.
Para que toda a umidade possa sair é importante não ceder à ansiedade. Você deve esperar mesmo o período de três dias para retirar o aparelho do arroz.
Há pessoas que ao invés de arroz utilizam gel de sílica, que é outro material que absorve muito bem a umidade. Entretanto, o arroz é bem mais fácil de encontrar, não é mesmo?
Torça para dar tudo certo!
Em grande parte dos casos, esses procedimentos resolvem o problema. Entretanto, pode ser que seu aparelho apresente mau funcionamento em algum componente. Por exemplo: no alto-falante, no microfone ou no touch depois de um tempo.
Lembre-se que, após tirar o aparelho do arroz, percebendo qualquer anormalidade no funcionamento do seu celular, leve-o a uma assistência técnica especializada.
Então, o celular caiu na água? Já sabe o que fazer, não é? Se gostou desse post, compartilhe em suas redes sociais essas dicas e marque aquele amigo desastrado que vai aproveitar esta dica.
Se quiser saber mais sobre o assunto, criamos um infográfico de ajuda e prevenção nesses casos.
Que tal ajudar a espalhar a palavra?
Se você achou esse post útil, não deixe de nos seguir no Instagram! Lá postamos conteúdos diários sobre tecnologia.
Com certeza você encontrará muito material de valor por lá, isso podemos garantir!
E que tal conferir outros blogposts que podem ser do seu interesse?
Celular com câmera boa ou máquina fotográfica profissional?