A epopeia de Frodo e Sam rumo a Mordor em O Senhor dos Anéis é apenas uma fração do imenso universo criado pelo britânico J. R. R. Tolkien.
Ao começar a escrever sobre a Terra Média, sua principal missão era criar este mundo: história, povos, idiomas, culturas, linhagens, criaturas e muito mais.
Por isso, apesar de ser sim a principal obra de Tolkien, O Senhor dos Anéis representa apenas um conto dentro do Universo mais rico e complexo já imaginado por alguém.
Então que tal conhecer outras obras do pai da fantasia? Podemos garantir que você não vai se arrepender!
J. R. R. Tolkien
John Ronald Reuel Tolkien nasceu na verdade na África do Sul, em 1892.
No ano de 1954, em Dublin, Tolkien formou-se doutor em Letras e Filologia e, desde então, começou a imaginar criar línguas, idiomas e novos povos.
Um fato importante sobre sua juventude é o fato de ter servido o Exército Britânico na Primeira Guerra, de 1915 a 1920. Alegorias sobre as guerras mundiais podem ser encontradas por toda a sua obra — apesar de ele ter dado declarações contra quem traçava paralelos entre suas histórias e a realidade.
O Senhor dos Anéis
Sim, o post se chama “muito além de O Senhor dos Anéis”, mas é impossível falar de Tolkien sem tocar em sua principal obra.
O Senhor dos Anéis foi escrito entre 1937 e 1949, sendo publicado em 1954 e 1955.
Você com certeza já conhece a história de Frodo e Sam, então não precisamos falar sobre isso aqui.
O que podemos dizer é que O Senhor dos Anéis apesar de ser o primeiro livro publicado por Tolkien, não o primeiro a ser escrito.
Este posto pertence a outra obra…
O Hobbit
A primeira vez que Tolkien começou a pensar na Terra Média foi ao escrever O Hobbit, uma aventura infantil e divertida criada para entreter seus filhos. Quem diria que, após pouco mais de meio século, a história de ninar viraria uma trilogia bilionária de Hollywood?
Diferente de O Senhor dos Anéis, O Hobbit é uma história para crianças. Escrita de forma muito mais direta e menos descritiva, é a opção perfeita para quem busca ingressar na Terra Média.
Se você nunca leu nada de Tolkien, não deve começar pelas obras que virão adiante.
Embarque na aventura de Bilbo, Gandalf e os anões, você não vai se arrepender.
O Silmarillion
Agora começaremos a entrar nas obras menos conhecidas — e mais intrincadas — da Terra Média.
Começando por O Silmarillion, o mais complexo de todos. Pode parecer estranho, mas este livro não é exatamente uma história como O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Na verdade, ele funciona como o registro dos mitos de criação da Terra Média. Em outras palavras, é a Bíblia de Tolkien.
Aqui, você descobrirá como Andar foi criada, além de ser apresentado ao maior vilão do universo de Tolkien: Melkor. Mas e Sauron? Bom… o grande vilão de O Senhor dos Anéis era apenas um tenente do Mal Maior. Melkor, também chamado de Morgoth, é a entidade de onde deriva todo o mal da Terra Média.
O Silmarillion é uma coletânea de escritos que foram editados e publicados após a morte de Tolkien, por isso, a leitura pode ser desafiadora. Se você cruzar a barreira, porém, prepare-se para uma das obras mais grandiosas que a literatura já viu!
Contos Inacabados
Mais uma coletânea póstuma editada e publicada pelo filho de Tolkien, Christopher Tolkien, Contos Inacabados se trata exatamente do que o nome sugere: uma série de histórias, escritos e contos que o pai da Terra Média nunca concluiu.
Nas palavras do próprio autor, ao se referir aos apêndices de O Senhor dos Anéis: “Aqueles que apreciam o livro apenas como ‘romance heróico’ e consideram os ‘panoramas inexplicados’ parte do efeito literário, desprezarão os Apêndices, e farão muito bem.”
Portanto, sendo Contos Inacabados da mesma natureza que os apêndices, podemos dizer com certa tranquilidade que o direcionamento acima também vale para ele.
Este não é um livro para quem gosta de O Senhor dos Anéis, mas sim uma obra destinada àqueles que amam a Terra Média e querem se aprofundar no universo de Tolkien.
Se você faz parte desse público, não pense duas vezes e vá ler Contos Inacabados agora mesmo!
Beren e Lúthien
Nem tudo o que Tolkien escreveu se trata de batalhas épicas entre o bem e o mal, às vezes o velhinho apenas queria falar sobre amor.
É o caso de Beren e Lúthien, uma narrativa sobre um homem mortal e uma elfa imortal que se apaixonam, mas o pai da garota não aprova o relacionamento. Soa familiar? Se você conhece O Senhor dos Anéis já deve ter traçado o paralelo com Aragorn e Arwen.
Beren, o mortal, é mandado pelo elfo em uma missão praticamente impossível: recuperar um silmaril — uma valiosa joia que está em posse de um ser maligno.
Este conto vai muito além das páginas. Quando Edith, esposa de Tolkien, faleceu, o escritor pediu que o nome Lúthien fosse gravado em sua lápide e, em sua própria lápide está gravado o nome Beren.
Beren e Lúthien é um dos três grandes contos escritos por Tolkien.
Então prepare os lenços e leia uma das grandes histórias de amor já escritas.
Os Filhos de Húrin
O segundo dos três grandes contos narra a tragédia dos filhos de um homem amaldiçoado por Morgoth, o grande vilão da Terra Média.
Húrin conhecia a localização de uma lendária cidade élfica que até mesmo Morgoth desconhecia: Gondolin. Ao se recusar a entregar a cidade, o senhor dos trevas amaldiçoa Húrin e todos os seus filhos.
Não daremos spoilers aqui, mas podemos falar que Os Filhos de Húrin conta com aventura, guerras, dragões, traições, desventuras e muita, mas muita tragédia.
É um conto imperdível para quem ama fantasia!
A Queda de Gondolin
Finalmente chegamos ao último grande conto. A Queda de Gondolin narra a história da cidade secreta dos elfos, a última resistência a Morgoth.
Nesta edição, temos seis versões da mesma história: a busca de Tuor pela cidade élfica.
A história pode também ser encontrada em O Silmarillion, mas a edição dedicada oferece muito mais informações sobre o conto, é claro.
A Queda de Númenor
Mais uma coletânea póstuma. Em A Queda de Númenor, vamos conhecer mais sobre a Segunda Era da Terra Média.
Para você se situar, O Senhor dos Anéis e toda a Guerra do Anel se passa na Terceira Era, ou seja, aqui vamos conhecer como a Terra Média era bem antes de Bilbo encontrar o Anel.
O fim da Segunda Era é exatamente o começo de O Senhor dos Anéis: a derrota de Sauron, Isildur e tudo o que já conhecemos.
A Queda de Númenor é mais um livro para aqueles que querem se aprofundar na obra de Tolkien.
As Aventuras de Tom Bombadil
Por último, decidimos deixar o mais polêmico.
Amado por um e odiado por outros, Tom Bombadil é com certeza um dos personagens mais memoráveis de O Senhor dos Anéis.
Apesar de ignorado nos filmes — para a alegria deste que vos escreve — o simpático e irritante cantor que reside na Floresta Sombria tem seu lugar no coração de muitos fãs.
Como eu, particularmente, não sou um desses fãs, não sou capaz de indicar este livro, mas se você quiser dar uma chance, quem sabe o gordinho saltitante não ganhe seu coração?
Que tal ajudar a espalhar a palavra?
Se você achou esse post útil, não deixe de nos seguir no Instagram! Lá postamos conteúdos diários destinados especialmente a empreendedores do ramo de smartphones.
Com certeza você encontrará muito material de valor por lá, isso podemos garantir!
E que tal conferir outros blogposts que podem ser do seu interesse?
Máquina a laser: tudo o que você precisa saber