Saiba quais as tendências e aplicações da Internet das coisas (IoT)3 min de leitura

Francielle Paixão
22 de junho de 2023

Principais Pontos

Apagar as luzes do quarto só batendo palmas já é uma realidade para quem usa equipamentos com sistemas inteligentes conhecida como a Internet das Coisas (IoT) – Internet of Things, tradução da sigla em inglês. 

As expectativas quanto a esta tecnologia são grandes, então podemos sim sonhar em vestir um terno de um milhão de dólares apenas por comandos vocais, como no clássico filme de Jackie Chan. 

O que é Internet das Coisas?

Com a Internet das Coisas (IoT), é possível estabelecer uma conexão entre objetos através de redes sem fio, como Wi-Fi, Bluetooth e 4G/5G. 

Tais objetos variam entre dispositivos eletrônicos, veículos, eletrodomésticos, sensores e outros adaptados com um software de conectividade para o envio e recebimento de dados.

Assim, esses objetos físicos conseguem realizar suas respectivas funções de forma autônoma.  

A infinidade de possibilidades com a IoT beneficia o cotidiano e facilita a vida quando o controle remoto está muito longe do sofá onde você está. 

Atualmente, existe uma ampla gama de aplicações em que a tecnologia já está implementada em projetos de cidades inteligentes, indústrias e no setor hospitalar, por exemplo. 

Possibilidades das IoT’s

Estima-se que a quantidade de dispositivos conectados com a tecnologia IoT aumente 18%, no período entre 2022 e 2023!

Essa informação foi divulgada pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc), durante um evento que promoveu o encontro de diversos líderes e experts da área. 

A pesquisa feita em abril de 2023 indicou uma previsão de crescimento no setor e expansão de negócios. Ou seja, certamente as opções de produtos no mercado vão ser mais diversas.

Para você ficar por dentro das tendências IoT’s, listamos as principais aplicações:

Casa inteligente

Conhecida também como smart home, a casa inteligente possui dispositivos e sistemas – câmeras de segurança, sistemas de iluminação e refrigeração, assistente de voz, fechaduras eletrônicas – conectados à internet para automatizar e controlar remotamente por meio de smartphones, tablets ou assistentes de voz, oferecem cortesia, eficiência energética e segurança.

Cidade inteligente

Sensores e dispositivos conectados são usados para monitorar e gerenciar o tráfego, estacionamentos, iluminação pública, gestão de resíduos, monitoramento da qualidade do ar e do abastecimento de água, entre outras aplicações.

Saúde e monitoramento médico

Usada em dispositivos de monitoramento de saúde, como sensores vestíveis (wearables) e dispositivos implantáveis.

Esses dispositivos podem coletar dados vitais dos pacientes, monitorar condições crônicas, facilitar a administração de medicamentos e fornecer alertas em tempo real para profissionais de saúde.

Agricultura de precisão

Aplicada na agricultura para melhorar a eficiência e o rendimento das colheitas. Sensores agrícolas podem monitorar a umidade do solo, a temperatura, a umidade do ar e outros parâmetros ambientais, permitindo que os agricultores otimizem a irrigação, o uso de fertilizantes e o controle de pragas.

Manufatura inteligente

Usada na indústria para otimizar a produção, melhorar a eficiência e reduzir custos.

Sensores e dispositivos conectados em máquinas e equipamentos industriais coletam dados em tempo real, permitindo o monitoramento da produção, manutenção preditiva e otimização dos processos de fabricação.

Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos

Aplicada para rastrear e monitorar o movimento de mercadorias e ativos em tempo real.

Sensores e dispositivos conectados são usados para rastrear remessas, monitorar condições de armazenamento (como temperatura e umidade) e otimizar rotas de entrega.

Energia e sustentabilidade

Melhorar a eficiência energética, monitorando e controlando o consumo de energia em edifícios e infraestruturas.

Sensores podem coletar dados sobre o consumo de energia, permitindo a identificação de áreas de desperdício e a implementação de medidas para reduzir o consumo.

Essas são apenas algumas das muitas aplicações da IoT.

Com o avanço contínuo da tecnologia, espera-se que a IoT desempenhe um papel ainda mais significativo em várias áreas da vida cotidiana e dos negócios. 

Por isso, vale a pena entender quais caminhos estão se desenhando nesse cenário.

Você pode utilizar este conteúdo para avaliar seu interesse na área.

Então vamos lá?

Dá pra trabalhar com IoT?

Com todas essas possibilidades você já pensou em se formar na área?

A possibilidade de formação é recente, mas está atrelada a cursos tradicionais que envolvem tecnologia.

Apesar de recente, a atuação na área de IoT é muito promissora e no Brasil já existe formação acadêmica especializada, ou seja, é possível obter uma graduação, especialização ou curso a nível tecnólogo. 

Já que a área de IoT é multidisciplinar e requer conhecimentos em diversas áreas.

Existem algumas áreas de estudo que podem fornecer uma base sólida para trabalhar nesse campo. 

Por isso, toda experiência em conteúdos que envolvam áreas da tecnologia será bem-vinda numa carreira em IoT:

Com tudo isso, você já consegue ter certa noção de como a Internet das Coisas aparece no nosso cotidiano e as formas de atuação.

E que existem oportunidades muito ricas no mercado, tanto para consumidores quanto para quem deseja atuar na outra ponta. 

O que você acha do seguimento das IoT’s? 

Tem vontade de adquirir um equipamento com essa tecnologia?

Que tal ajudar a espalhar a palavra?

Se você achou esse post útil, não deixe de nos seguir no Instagram! Lá postamos conteúdos diários destinados especialmente a empreendedores do ramo de smartphones.

Com certeza você encontrará muito material de valor por lá, isso podemos garantir! 

E que tal conferir outros blogposts que podem ser do seu interesse?

A tecnologia nos videogames: do Atari à Unreal Engine 5

4 questionamentos sobre Inteligência Artificial

Como os e-sports se tornaram uma febre mundial

Rolar para cima